Translate

sábado, 19 de janeiro de 2013

Não Vim Destruir A Lei

Não pensais que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para dar-lhes cumprimento. Porque em verdade vos digo que o céu e a terra não passarão, até que não se cumpra tudo quanto está na lei, até o último jota e o último ponto. (São Mateus, V: 17-18)

Jesus não veio destruir a lei, o que quer dizer : a lei de Deus. Ele veio cumpri-la, ou seja, desenvolvê-la, dar-lhe o seu verdadeiro sentido e apropriá-la ao grau de adiantamento dos homens. Eis por que encontramos nessa lei o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, que constitui a base de sua doutrina. Quando às leis de Moisés propriamente ditas ele, pelo contrário, as modificou profundamente*, no fundo e na forma. Combateu constantemente o abuso das práticas exteriores e as falsas interpretações, e não podia fazê-las passar por uma reforma mais radical do que reduzi-las a estas palavras:"Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo", e ao acrescentar:"Esta é toda a lei e os profetas."
Por estas palavras:"O céu e a terra não passarão, enquanto não se cumprir até o último jota", Jesus quis dizer que era necessário que a lei de Deus fosse cumprida, ou seja, que fosse praticada sobre toda a terra, em toda a sua pureza, com todos os seus desenvolvimentos e todas as suas consequências  Pois de que serviria estabelecer esse lei, se ela tivesse de ficar como privilégio de alguns homens ou mesmo de um só povo? Todos os homens, sendo filhos de Deus, são, sem distinções, objecto da mesma solicitude.
* "A autoridade do homem devia apoiar-se na autoridade de Deus. Mas só a ideia de um Deus terrível podia impressionar homens ignorantes, em que o senso moral e o sentimento de uma estranha justiça estavam ainda pouco desenvolvidos."
Texto retirado do livro "O Evangelho Segundo O Espiritismo" de Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário