Translate

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mateus, XVI: 13-17

E veio Jesus para os lados de Cesaréia de Felipe, e interrogou seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens, que é o filho do homem? E eles responderam: Que dizem que é João Baptista, mas outros que é Elias, e outros que Jeremias ou alguns dos Profetas. Disse-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que sou eu? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és Cristo, filho do Deus vivo. E respondendo Jesus, lhe disse: Bem-aventurado és Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas sim meu Pai, que está nos céus.(Mateus, XVI: 13-17).
Texto retirado do livro" Bíblia Sagrada"

Na passagem bíblica acima descrita, podemos observar duas importantes perguntas realizadas por Jesus aos seus discípulos.
1º- Quem dizem os homens, que é o filho do homem?
Sem sombras para duvidas que para a época, a resposta não poderia ser mais positiva pois o Mestre é "comparado" com doutrinadores respeitados e adorados pelos homens.
Na segundo questão, Jesus coloca mais uma vez a prova a fé dos seus discípulos, onde Pedro sem hesitar responde com clareza " Tu és Cristo, filho do Deus vivo".
É interessante observar que apesar de parecidas as perguntas não são iguais, na primeira Jesus dá de si uma aparência humana " que é o filho do homem?", mas quando se dirige aos seus discípulos espera mais " que sou eu?, ou seja Jesus espera que os seus discípulos consigam ver e descrever para além da sua aparência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário