E Jesus chamando um menino, o pôs no meio deles e disse: Na verdade, vos digo que, se não vos fizerdes como meninos, não entrareis no Reino dos Céus, Todo aquele, pois que se humilhar e se fizer pequeno como este menino, esse será o maior no Reino dos Céus. E o que receber em meu nome um menino como este, a mim é que recebe.
Mateus, XVIII: 1-5
Estas máximas são consequência do princípio de humildade, que Jesus põe incessantemente como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do Senhor, nas seguintes palavras: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." Ele toma um menino como exemplo da simplicidade de coração, e diz: "Todo aquele, pois, que se fizer pequeno como este menino, será o maior no Reino dos Céus"; ou seja aquele que não tiver pretensões à superioridade ou à infalibilidade.
O espiritismo vem confirmar a teoria pelo exemplo, ao mostrar que os grandes no mundo dos Espíritos são os que foram pequenos na Terra, e que frequentemente são bem pequenos os que foram grandes e poderosos. é que os primeiros levaram consigo ao morrer, aquilo que unicamente constitui a verdadeira grandeza no céu, e que nunca se perde: as virtudes; enquanto os outros tiveram de deixar aquilo que os fazia grandes na Terra, e que não se pode levar: a fortuna, os títulos, a glória, a linhagem. Não tendo nada mais chegam ao outro mundo desprovidos de tudo como náufragos que tudo perderam, até as roupas. Conservam apenas o orgulho, que torna ainda mais humilhante a sua nova posição, porque vêem acima deles e resplandecentes de glória, aqueles que espezinharam na Terra.
O Espiritismo nos mostra outra aplicação desse princípio nas encarnações sucessivas, onde aqueles que mais se elevaram numa existência, são abaixados até o último lugar na existência seguinte, se se deixaram dominar pelo orgulho e a ambição. Não procureis, pois, o primeiro lugar na Terra, nem querias sobrepor-vos aos outros, se não quiserdes ser obrigados a descer. Procurai, pelo contrário, o mais humilde e o mais modesto, porque Deus saberá vos dar mais elevado no céu, se o merecerdes.
Texto retirado do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec
Nenhum comentário:
Postar um comentário